domingo, 12 de junho de 2016

Verrine Pasion....

Mais um dia dos namorados.... E claro que eu não podia deixar de fazer algo pensando em meu marido, sabores que ele gosta. Eu também não queria fazer algo muito complicado, afinal, é nosso dia, queria ficar ao lado dele também, não queria gastar o dia todo ficando na cozinha elaborando algo que demorasse horas... E o resultado final de nossa paixão foi essa... Crème Pâtissière (um de baunilha e outro de pistache), suspiro, calda de frutas vermelhas e chantilly.
Segue a receita...




Crème Pâtissèrrie: ( para 2 verrines)

* 250ml de leite;
* 1/4 de fava de baunilha;
* 2 gemas;
* 70 g de açúcar;
* 13g de amido de milho;
* 12 g de farinha de trigo;
* 1 colher (chá) bem cheia de delipaste de pistache (para o final)

Modo de preparo: Aqueça o leite com a fava de baunilha (abra ela ao meio e raspe as sementinhas). Bata com um fuet, as gemas e o açúcar até virar um creme amarelo bem clarinho. Adicione a farinha e o amido de milho e bata bem. Após isso, adicione uma concha do leite com a baunilha na mistura das gemas, para "temperar" as gemas e elas não talharem. Mexa bem. Adicione mais uma concha, misture bem, coloque tudo na panela do leite novamente e deixe em fogo baixo, e mexa até engrossar, quando ferver contar 1 minuto aproximadamente. Coloque em um refratário e cubra com um plástico filme em contato para não formar película. Após frio, divida em duas partes, e saborize da forma que desejar. Eu adicionei delipaste de pistache que eu tinha aqui.


Para o biscoito, usei as sobras que estavam no congelador da receita de Gâteaux de Riz aqui, ou você pode comprar uma bolacha de sua preferência e triturar para formar uma farofinha.


Calda de frutas vermelhas: (fiz de "olho")

* 4 amoras congeladas;
* 8 framboesas congeladas;
* 10 mirtilos congelados;
* 4 morangos congelados;
* 1 xícara de água,
* 1/2 xícara de açúcar.

Colocar tudo para ferver até engrossar em um ponto que desejar, eu não queria muito grossa nem muito rala. Deixe esfriar.




Suspiro: *Eu fiz para aproveitar as claras que sobrariam das gemas do creme, mas se preferir compre pronto também.

* 2 claras - 60g de claras;
* 120g de açúcar.

Misture tudo em uma panela em fogo bem baixo, mexa até você pegar um pouco dessa mistura e não sentir "gruminho" de açúcar, já está bom, dai é só colocar direto em uma batedeira, e bata até esfriar e dobrar de volume. Em uma parte eu adicionei corante em gel vermelho. Pingue em uma assadeira com papel manteiga e asse a 120ºc por aprox. 20 minutos (dependendo do tamanho de seu suspiro).


Chantilly - Bati um pouco de creme de leite fresco com 1 colher (sobremesa) de açúcar e extrato de baunilha.


Montagem:  Não tem ordem, monte da forma que preferir!

1º Crème Pâtissèrie;
2º Bolachinhas;
3º Crème Pâtissèrie de Pistache;
4º Calda de frutas vermelhas;
5º Biscoito;
6º Chantilly;
7º Suspiros para decorar. *joguei um gliter comestível por cima também ^^












domingo, 5 de junho de 2016

Panquecas de Mirtilos

A chuva por aqui não perdoa. Muito frio, e com isso a vontade de comer sempre aumenta. Levantei e fui correndo "catar" um livro e procurar algo rapidinho pra fazer pro café da manhã, e claro, com o que eu tinha em casa. Não ia sair a procura de ingredientes com esse tempo preguiçoso. Encontrei essa no livro Do Forno para a Mesa, da Publifolha. Claro que com toda minha pressa de fazer, fotografar e comer, me rendeu o pires quebrado! Não da nada, o que importa é que estava uma delícia.





Ingredientes: - fiz meia receita.

* 15g de manteiga sem sal;
* 1 ovo grande;
* 100g de farinha de trigo (usei 130g);
* 1/2 colher de chá de fermento em pó (usei 1 colher de chá);
* 20g de açúcar (usei 30g);
* 125 ml de leite;
* extrato de baunilha;
* mirtilos à gosto.

Modo de preparo:

* Derreta a manteiga e reserve. Bata o ovov, adicione leite e o extrato de baunilha e reserve. Misture os ingredientes secos, adicione os líquidos e misture bem. Por último adicione a manteiga e misture bem. Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de manteiga, coloque a massa (do tamanho que desejar), quando começar a cozinhar, adicione os mirtilos, "confeitando" a panquequinha. Quando dourar vire e deixe dourar o outro lado. Pronto! Sirva quentes com manteiga e mel. Ou o que sua vontade mandar! Servi com chantilly e mel. Aproveitem!






sexta-feira, 3 de junho de 2016

Gâteaux de riz - "pudim" de arroz

Estou tão feliz com tantos livros de confeitaria/culinária que tenho adquirido ou  presenteada... Mas sempre com aquela dúvida cruel do que preparar, do que é fácil e gostoso e com tanta possibilidade e opções. Queria algo novamente com todos os ingredientes que eu tinha em casa. Achei essa receita, no livro que  ganhei do meu marido: Sobremesas e suas técnicas - Le Cordon Bleu.
Essa receita se trata de simplesmente um arroz doce "enformado". Muito fácil de fazer, muito gostoso até mesmo de comer antes mesmo de assar, fica muito cremoso. Mas depois de assado se torna mais consistente. É uma sobremesa super simples, mas basta agregar alguns ingredientes para torná-la diferente e ainda mais gostosa.



Ingredientes: - para 1/2 receita que renderam 5 porções.

Para o arroz:

* 63 g de arroz;
* 250 ml de leite;
* 1/2 fava de baunilha;
* 1 pitada de sal;
* 1 pedaço de casca de laranja;
* 40 g de açúcar;
* 1 gema;
* 25 ml de creme de leite fresco;
* 15 g de uva passa branca;
* coloquei 1 rodela de gengibre, mas não deu muito gosto. - não estava na receita.

Para o caramelo:

* 63 g de açúcar;
* 25 ml de água.

Shortbread - base de "biscoito"

* 100 g de farinha de trigo; - na receita original seria 125g
* 45 g de farinha de amêndoa - não tinha na receita original.
* 50g de açúcar;
* 1 pitada de sal;
* 1 pitada de fermento;
* 90 g de manteiga.

Modo de preparo:

Arroz: Coloque o arroz em uma panela com água e deixe ferver por 2 minutos. Aqueça o leite com a baunilha, sal, casca de laranja e o gengibre em fogo baixo. Escorra o arroz e adicione o leite aquecido e deixe ferver até o arroz absorver o leite. Após isso coloque o açúcar e deixe ferver novamente. Tire do fogo e adicione o creme de leite, a gema e a uva passa. Reserve.

Caramelo: Só derreter até obter a cor âmbar. Distribuir nas forminhas individuais e preencher com o arroz.



Leve para assar em banho-maria em forno pré-aquecido a 170ºC por aprox. 15 minutos. (eu assei por 20 minutos). Após assado deixe esfriar para desenformar.
Enquanto assa prepare o shortbread.

Shortbread: Só misturar todos os ingredientes. Abrir entre duas folhas de papel manteiga e cortar em círculos (eu usei a própria forminha). Leve ao congelador só até firmar. Asse a 170ºC em forno pré-aquecido por 15 minutos, ou até dourar levemente.
Após fria, desenforme o arroz por cima dessa base crocante. Decore como desejar, com frutas, caldas, chantilly. Na receita original foi feita uma calda de damasco e decorado com morangos.

Eu fiz uma calda de laranja. Usei a casca de 1 laranja bahia, o suco dessa laranja, um pouco de açúcar e água. Deixei ferver até formar uma calda.
Decorei com chantilly e coloquei a calda por cima e coloquei romã para dar uma cor.