sábado, 13 de agosto de 2016

Bolo de fubá com cobertura de Goiabada.

Esse é um tipo de bolo super rápido de fazer pra alguma visita que chega ou pra matar aquela vontade de comer um bolo um bolo de "Vó". Mas esse também não é um dos bolos que me recordo de quando era criança. Lembro mais mesmo de "cuca", nega maluca, bolo de cenoura e tolha felpuda. Mas se tem um bolo que se deixar como sozinha, é esse aí de fubá. Oh bolinho suave, leve e saboroso. Quando eu vejo já comi quase metade sozinha =)





Receita: daqui só mudei as medidas.

* 130ml de óleo de girassol;
* 2 ovos grandes;
* 120g de açúcar;
* 120 ml de suco de laranja (acrescentei também as raspas)
* 145g de farinha de trigo;
* 100g de fubá;
* adicionei também 2 colheres (chá) de erva doce;
* 2 colheres (chá) de fermento em pó.

Cobertura:

* 150g de goiabada;
* suco de 1 laranja.

Modo de preparo:

Para o bolo: Pré aqueça o forno a 180°C. Misture o óleo, ovos, açúcar e suco de laranja. Acrescente os outros ingredientes, misture até ficar homogêneo. Coloque em uma assadeira, e leve para assar por aproximadamente 30 minutos.

Para a cobertura: Pique a goiabada em cubinhos e coloque em uma panela com o suco de laranja. Mexa até derreter bem a goiabada. Se ainda estiver muito grossa a cobertura adicione água ou mais um pouco de suco de laranja. Despeje no bolo frio. E aproveite ;)






quinta-feira, 14 de julho de 2016

Sagu 2 versões - Vinho - Leite

Eu tenho fases de vontades de doces. Desta vez é o tal do sagu. Essa não é uma daquelas receitas que digo: - recordo na minha infância....
Não mesmo, porque a única coisa que me lembro é de morrer de nojo da consistência melequenta que eu via nessa sobremesa. Não me agradava em nada... aquele preconceito que muitas vezes temos em algumas comidas que nem ao menos experimentamos. Mas depois de "crescida" me encantei pela simplicidade e a textura "diferente". Hoje adoro essas bolinhas, onde fico tentando morder cada uma para partir ao meio, ou imaginando elas partirem em minha boca. Ok, eu sei que é meio viajem na maionese isso que acabo de escrever, mas de verdade é uma sensação única que sinto, e adoro!
Claro que em junho e julho, por motivos de festas juninas/julinas eles sempre aparecem. No restaurante onde tenho almoçado ultimamente, tem todos os dias sagu de sobremesa para minha alegria! Coitado do dono do restaurante, que não tem uma plaquinha dizendo "uma sobremesa por pessoa" , só diz "sobremesa cortesia da casa", aí que acabo me fazendo de "não entendi" e pego a sobremesa livre. Livre mesmo, pois pego três potes bem cheios dessa gostosura, e não fico com peso na consciência não, só não pego mais por vergonha mesmo, pois a moça que pesa o almoço fica ao lado da sobremesa, e ela já deve ter marcado a locona do sagu. Quando vou com um amigo meu (o Gabriel) eu como quatro, pois pego um potinho pra ele - ele não come pois não gosta - e o restante pego tudo mesmo... Mas para minha infelicidade teve 3 dias seguidos que não tinha o tal do sagu minha gente. Voltei para casa desesperada e fiz logo as duas versões. Aí vai:



Sagu com Vinho tinto seco




Ingredientes:

* 7 copos de água;
* 1 e 1/2 copo de sagu;
* 1 canela em pau;
* 6 cravos;
* 3 rodelas de gengibre;
* 1 e 1/2 copo de açúcar;
* 1 e 1/2 copo de vinho tinto seco.

Coloque a água para esquentar. Assim que ferver, coloque o sagu, as especiarias e cozinhe até ficar transparente. Mexa sempre pois gruda no fundo da panela. Adicione o açúcar e deixe derreter bem. Em seguida é só acrescentar o vinho e deixar ferver um pouco. Sirva quente ou gelado. (Particularmente não tenho preferência, como frio ou gelado, amo de qualquer jeito).










Sagu de leite (com doce de leite e leite de coco):





Ingredientes:

* 6 copos de água;
* 1 e 1/2 copo de sagu;
* 1 canela em pau;
* 1 e 1/2 copo deaçúcar;
* 1 copo de leite;
* 1 vidro (200ml) de leite de coco;
* 1/2 copo de coco ralado;
* 1/2 copo de creme de leite;
* 3 colheres (sopa) bem cheias de doce de leite - usei la serenissima - argentino.

O modo de preparo é igual ao de vinho: Coloque a água para esquentar. Assim que ferver, coloque o sagu, as especiarias e cozinhe até ficar transparente. Mexa sempre pois gruda no fundo da panela. Adicione o açúcar e deixe derreter bem. Em seguida é só acrescentar o leite, o leite de coco, o creme de leite, o coco ralado e o doce de leite e deixar ferver um pouco. Sirva quente ou gelado. Aproveitem! Eu amo as duas versões!



domingo, 12 de junho de 2016

Verrine Pasion....

Mais um dia dos namorados.... E claro que eu não podia deixar de fazer algo pensando em meu marido, sabores que ele gosta. Eu também não queria fazer algo muito complicado, afinal, é nosso dia, queria ficar ao lado dele também, não queria gastar o dia todo ficando na cozinha elaborando algo que demorasse horas... E o resultado final de nossa paixão foi essa... Crème Pâtissière (um de baunilha e outro de pistache), suspiro, calda de frutas vermelhas e chantilly.
Segue a receita...




Crème Pâtissèrrie: ( para 2 verrines)

* 250ml de leite;
* 1/4 de fava de baunilha;
* 2 gemas;
* 70 g de açúcar;
* 13g de amido de milho;
* 12 g de farinha de trigo;
* 1 colher (chá) bem cheia de delipaste de pistache (para o final)

Modo de preparo: Aqueça o leite com a fava de baunilha (abra ela ao meio e raspe as sementinhas). Bata com um fuet, as gemas e o açúcar até virar um creme amarelo bem clarinho. Adicione a farinha e o amido de milho e bata bem. Após isso, adicione uma concha do leite com a baunilha na mistura das gemas, para "temperar" as gemas e elas não talharem. Mexa bem. Adicione mais uma concha, misture bem, coloque tudo na panela do leite novamente e deixe em fogo baixo, e mexa até engrossar, quando ferver contar 1 minuto aproximadamente. Coloque em um refratário e cubra com um plástico filme em contato para não formar película. Após frio, divida em duas partes, e saborize da forma que desejar. Eu adicionei delipaste de pistache que eu tinha aqui.


Para o biscoito, usei as sobras que estavam no congelador da receita de Gâteaux de Riz aqui, ou você pode comprar uma bolacha de sua preferência e triturar para formar uma farofinha.


Calda de frutas vermelhas: (fiz de "olho")

* 4 amoras congeladas;
* 8 framboesas congeladas;
* 10 mirtilos congelados;
* 4 morangos congelados;
* 1 xícara de água,
* 1/2 xícara de açúcar.

Colocar tudo para ferver até engrossar em um ponto que desejar, eu não queria muito grossa nem muito rala. Deixe esfriar.




Suspiro: *Eu fiz para aproveitar as claras que sobrariam das gemas do creme, mas se preferir compre pronto também.

* 2 claras - 60g de claras;
* 120g de açúcar.

Misture tudo em uma panela em fogo bem baixo, mexa até você pegar um pouco dessa mistura e não sentir "gruminho" de açúcar, já está bom, dai é só colocar direto em uma batedeira, e bata até esfriar e dobrar de volume. Em uma parte eu adicionei corante em gel vermelho. Pingue em uma assadeira com papel manteiga e asse a 120ºc por aprox. 20 minutos (dependendo do tamanho de seu suspiro).


Chantilly - Bati um pouco de creme de leite fresco com 1 colher (sobremesa) de açúcar e extrato de baunilha.


Montagem:  Não tem ordem, monte da forma que preferir!

1º Crème Pâtissèrie;
2º Bolachinhas;
3º Crème Pâtissèrie de Pistache;
4º Calda de frutas vermelhas;
5º Biscoito;
6º Chantilly;
7º Suspiros para decorar. *joguei um gliter comestível por cima também ^^












domingo, 5 de junho de 2016

Panquecas de Mirtilos

A chuva por aqui não perdoa. Muito frio, e com isso a vontade de comer sempre aumenta. Levantei e fui correndo "catar" um livro e procurar algo rapidinho pra fazer pro café da manhã, e claro, com o que eu tinha em casa. Não ia sair a procura de ingredientes com esse tempo preguiçoso. Encontrei essa no livro Do Forno para a Mesa, da Publifolha. Claro que com toda minha pressa de fazer, fotografar e comer, me rendeu o pires quebrado! Não da nada, o que importa é que estava uma delícia.





Ingredientes: - fiz meia receita.

* 15g de manteiga sem sal;
* 1 ovo grande;
* 100g de farinha de trigo (usei 130g);
* 1/2 colher de chá de fermento em pó (usei 1 colher de chá);
* 20g de açúcar (usei 30g);
* 125 ml de leite;
* extrato de baunilha;
* mirtilos à gosto.

Modo de preparo:

* Derreta a manteiga e reserve. Bata o ovov, adicione leite e o extrato de baunilha e reserve. Misture os ingredientes secos, adicione os líquidos e misture bem. Por último adicione a manteiga e misture bem. Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de manteiga, coloque a massa (do tamanho que desejar), quando começar a cozinhar, adicione os mirtilos, "confeitando" a panquequinha. Quando dourar vire e deixe dourar o outro lado. Pronto! Sirva quentes com manteiga e mel. Ou o que sua vontade mandar! Servi com chantilly e mel. Aproveitem!






sexta-feira, 3 de junho de 2016

Gâteaux de riz - "pudim" de arroz

Estou tão feliz com tantos livros de confeitaria/culinária que tenho adquirido ou  presenteada... Mas sempre com aquela dúvida cruel do que preparar, do que é fácil e gostoso e com tanta possibilidade e opções. Queria algo novamente com todos os ingredientes que eu tinha em casa. Achei essa receita, no livro que  ganhei do meu marido: Sobremesas e suas técnicas - Le Cordon Bleu.
Essa receita se trata de simplesmente um arroz doce "enformado". Muito fácil de fazer, muito gostoso até mesmo de comer antes mesmo de assar, fica muito cremoso. Mas depois de assado se torna mais consistente. É uma sobremesa super simples, mas basta agregar alguns ingredientes para torná-la diferente e ainda mais gostosa.



Ingredientes: - para 1/2 receita que renderam 5 porções.

Para o arroz:

* 63 g de arroz;
* 250 ml de leite;
* 1/2 fava de baunilha;
* 1 pitada de sal;
* 1 pedaço de casca de laranja;
* 40 g de açúcar;
* 1 gema;
* 25 ml de creme de leite fresco;
* 15 g de uva passa branca;
* coloquei 1 rodela de gengibre, mas não deu muito gosto. - não estava na receita.

Para o caramelo:

* 63 g de açúcar;
* 25 ml de água.

Shortbread - base de "biscoito"

* 100 g de farinha de trigo; - na receita original seria 125g
* 45 g de farinha de amêndoa - não tinha na receita original.
* 50g de açúcar;
* 1 pitada de sal;
* 1 pitada de fermento;
* 90 g de manteiga.

Modo de preparo:

Arroz: Coloque o arroz em uma panela com água e deixe ferver por 2 minutos. Aqueça o leite com a baunilha, sal, casca de laranja e o gengibre em fogo baixo. Escorra o arroz e adicione o leite aquecido e deixe ferver até o arroz absorver o leite. Após isso coloque o açúcar e deixe ferver novamente. Tire do fogo e adicione o creme de leite, a gema e a uva passa. Reserve.

Caramelo: Só derreter até obter a cor âmbar. Distribuir nas forminhas individuais e preencher com o arroz.



Leve para assar em banho-maria em forno pré-aquecido a 170ºC por aprox. 15 minutos. (eu assei por 20 minutos). Após assado deixe esfriar para desenformar.
Enquanto assa prepare o shortbread.

Shortbread: Só misturar todos os ingredientes. Abrir entre duas folhas de papel manteiga e cortar em círculos (eu usei a própria forminha). Leve ao congelador só até firmar. Asse a 170ºC em forno pré-aquecido por 15 minutos, ou até dourar levemente.
Após fria, desenforme o arroz por cima dessa base crocante. Decore como desejar, com frutas, caldas, chantilly. Na receita original foi feita uma calda de damasco e decorado com morangos.

Eu fiz uma calda de laranja. Usei a casca de 1 laranja bahia, o suco dessa laranja, um pouco de açúcar e água. Deixei ferver até formar uma calda.
Decorei com chantilly e coloquei a calda por cima e coloquei romã para dar uma cor.














domingo, 1 de maio de 2016

Toalha Felpuda!

Ta aí uma receita super fácil e gostosa! Super rápida e sem segredos, receita de mãe! Da minha mãe, mas que era de alguém que tinha passado pra ela hahahah




Ingredientes:

Para o bolo:

* 1/2 vidro de leite de coco (100ml);
* 1/2 xícara de açúcar (80g);
* 1 xícara de farinha de trigo (100g);
* 3 ovos - gema e clara separadas - usei 3 pois os que tinha eram pequenos, pode ser 2 grandes;
* 50 g de manteiga sem sal;
* 30g de coco ralado;
* 1/2 colher (sopa) de fermento em pó.

Para a calda:

* 1/2 vidro de leite de coco (100ml);
* 1/2 xícara de leite (90ml de leite);
* 1/2 xícara de açúcar (80g);
* coco ralado à gosto para finalizar.

Modo de preparo do bolo:
* Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme amarelo clarinho. Adicione as gemas uma a uma. Depois a farinha e o fermento. Misture apenas até ficar homogêneo. E por último bata as claras em neve e incorpore à massa delicadamente. Leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC. Até dourar.

Modo de preparo da calda:
* Misture tudo em uma panela e leve ao fogo até engrossar um pouco. Fure o bolo ainda quente e despeja a calda e o coco ralado à gosto por cima. Leve para gelar. Ou coma ainda quentinho, eu gosto dos dois jeitos ^^







domingo, 17 de abril de 2016

Mini bolo de Prestígio!

Já faz tempo que reclamo e falo que estou com vontade de comer bolo de prestígio, mas sempre a preguiça toma conta de mim e acabo não fazendo. Mas o dia da coragem chegou, e foi hoje! Fiz pequeno, pois é só para nós dois aqui em casa. Nem sei porque demorei tanto pra fazer, pois se existe um bolo rápido e fácil é esse tal bolo de prestígio, que nada mais é que um bolo simples de chocolate com recheio de beijinho. A receita da massa é da minha mãe, onde eu apenas troco água por leite e achocolatado por chocolate em pó. Abaixo a receita que faço:



Massa:

* 70 g de açúcar - usei o cristal (4 colheres de sopa cheias);
* 1 ovo;
* 60 ml de óleo vegetal - usei de girassol (1/2 xícara);
* chocolate em pó 50% cacau - (4 colheres de sopa bem cheias);
* 180 ml de leite integral - morno (1 xícara bem cheia);
* 150 g de farinha de trigo (1 e 1/2 xícara);
* 8g de fermento em pó (1/2 colher de sopa).

Modo de preparo:
Misture o ovo com o açúcar. Coloque o óleo, o chocolate em pó e adicione o leite morno. Misture até o chocolate dissolver bem. Adicione a farinha e o fermento e misture apenas até ficar homogêneo. Leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC. Essa quantidade é para uma forma de aro de 15cm. Asse por aproximadamente 40 minutos, ou até colocar um palito de dente no centro do bolo e saia limpo. Deixe esfriar.

Beijinho:

* 40 g de coco ralado fino (1/2 xícara);
* 1 lata de leite condensado.

Modo de preparo:
Misture o coco e o leite condensado e ao fogo baixo e cozinhe até um ponto um pouco antes de enrolar, para não ficar muito firme. Deixe amornar.

Ganache (cobertura):

* 120 g de chocolate meio amargo;
* 80 g de creme de leite de caixinha.

Modo de preparo:
Derreta o chocolate no microondas (de 30 em 30 segundos em potência de 80%) ou em banho maria. Adicione o creme de leite e reserve.

Montagem:
Corte o bolo em três partes iguais. Recheie com o beijinho. Com o ganache um pouco morno despeje por cima do bolo. Decore da forma que preferir, se divirta e aproveite.













domingo, 27 de março de 2016

Lua Negra

Com muito chocolate meio amargo aqui em casa, época de páscoa, tudo cheira chocolate.
Peguei uma receita novamente do livro Fabulosos bolos espetaculares para todas as ocasiões, mencionado aqui.
A receita original é um bolo com musse mesmo, mas decidi fazer um outro musse que eu sabia que era mais aerado, e só acrescentei ganache por cima, com toque de kirsch(destilado de cereja).
Receita muito fácil, no bolo não vai nem farinha! Então para a receita toda baseia-se em apenas os seguintes ingredientes: chocolate, manteiga, creme de leite, ovos e açúcar.
Vamos a receita:




Para o bolo:
* 200g de chocolate meio amargo (na receita original era chocolate 70% de cacau);
* 20g de manteiga sem sal;
* 6 ovos (gemas e claras separadas);
* 1/2 xícara de açúcar (110g) - usei apenas 70g;
* adicionei 50g de cereja que nem apareceu no bolo, da próxima tento colocar pelo menos 100g.

Para a musse:
* 200g de chocolate meio amargo;
* 3 colheres (sopa) de açúcar - usei 15g;
* 4 colheres (sopa) de creme de leite - usei 50g e o fresco;
* 4 ovos (gemas e claras separadas);
* 10ml de kirsch (opcional).

Para a ganache:
* 250g de chocolate meio amargo;
* 150g de creme de leite (usei o fresco)
* 10ml de kirsch (opcional).






Modo de preparo:
Para o bolo:
Derreta o chocolate com a manteiga (no microondas ou em banho-maria) e reserve. Bata as claras em neve e reserve. Bata na batedeira ou com um fuet as gemas com o açúcar até dobrar de volume e ficar um creme amarelo bem clarinho. Neste creme adicione o chocolate com a manteiga (que não pode estar quente). Misture bem. Por último incorpore as claras batida em neve delicadamente. Despeje em uma assadeira de 20cm de diâmetro. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 50 minutos aprox. Após assado deixe esfriar completamente. Quando estiver frio, desenforme, lave a forma, coloque o bolo novamente na forma (ele vai dar uma murchada), e coloque uma cinta de acetato em volta do bolo (não é obrigatório, mas vai ajudar muito na hora de desenformar).

Para a musse:
Derreta o chocolate (no microondas ou em banho-maria) e reserve. Bata as claras em neve e reserve. Bata na batedeira ou com um fuet as gemas com o açúcar até dobrar de volume e ficar um creme amarelo bem clarinho. Neste creme adicione o chocolate e o creme de leite. Misture bem. Por último incorpore as claras batida em neve delicadamente. Despeje em cima do bolo já com a cinta de acetato e leve para a geladeira por no mínimo 4/5 horas para firmar a musse (eu levei ao congelador por uns 40 minutos).

Para a ganache:
Derreta o chocolate (no microondas ou em banho-maria), adicione o creme de leite e o kirsch. despeje por cima da musse. Leve à geladeira de um dia para o outro. Ou até firmar a ganache. Desenforme e decore à gosto. Usei raspas de chocolate meio amargo.



domingo, 20 de março de 2016

Brownie equinóceo de outono!

Estávamos eu e marido na casa do sogrão sexta-feira (18/03/16), onde ouvimos na previsão do tempo o tal de equinóceo de outono, onde discutimos o que era e ainda brincamos que isso cai em prova de vestibular e nem sabemos do que se trata. E hoje coincidentemente, resolvi fazer um brownie, e foi exatamente no horário da passagem do equinóceo de outono aqui no hemisfério sul. Para melhor entendimento do que se trata equinóceo sugiro uma breve leitura aqui. Por essa coincidência decidi nomear o brownie assim.
Baseie-me no livro que ganhei de presente do meu primo! Fabulosos bolos espetaculares para todas as ocasiões, da editora Alaude.









Receita:

* 70g de morango desidratado;
* 45g de castanha do pará;
* 250g de manteiga sem sal;
* 500g de chocolate meio amargo; 
* 3 ovos;
* 375g de farinha de trigo;
* 220g de açúcar mascavo.
para o ganache de chocolate branco:
* 270g de chocolate branco;
* 70g de creme deleite fresco.
para o "chantilly"
* 3 colheres (sopa) de creme de leite fresco - nata
* 1 colher (chá) de açúcar de confeiteiro;
* 1/2 fava de baunilha.



Para o ganache: derreta em banho-maria ou no microondas o chocolate (potência 70% de 30 em 30 segundos para não queimar o chocolate). Adicione o creme de leite e misture bem até ficar homogêneo e reserve.
Para o brownie: Em uma panela, derreta a manteiga e já adicione o chocolate meio amargo. Deixe derreter, e misture bem. Peneire o açúcar mascavo e adicione. Deixe esfriar um pouco e adicione os ovos. Misture bem, adicione a farinha, os morangos desidratados picados e as castanhas. Espalhe a massa em uma forma quadrada. Usei uma de 25x25cm. Coloque colheradas de ganache branco e "afunde" com o dedo na massa. Leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC. Assei por 50 minutos. No livro pedia para assar a 160ºC por 1 hora e 10 minutos. acho que eu devia ter tirado um pouquinho antes ainda....

Para o "chantilly" só bater com um fuet o creme de leite, baunilha e açúcar até o ponto desejado. 

O resultado foi esse minha gente! Acho que o chantilly (nata) combina super bem pra "quebrar" um pouco do doce.











quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Licor de folha de Figo!

Ok, sei que posso estar exagerando.... e sou muito suspeita pois AMO figos!
Mas por que não aproveitar tudo o que a natureza nos oferece?
Receita de licor que usa a folha da figueira!





Ingredientes:

* 4 folhas grandes de folha de figo;
* 500ml de cachaça;
* 500g de açúcar;
* 500ml de água.

O primeiro passo (e paciência para quem é ansioso igual a mim), é "rasgar" as folhas e colocar em um pote de vidro hermético com a cachaça e deixar curtir ali por 7 dias! Testei de outra forma, onde era ferver as folhas na água, mas não deu sabor do figo, ficou horrível.
Após os 7 dias de angústia e espera, peneire a cachaça curtida e reserve.Faça uma calda média (nem muito grassa nem muito rala) com a água e o açúcar. Só misturar a cachaça a essa calda e guardar na geladeira! Vá com calma, pois fica uma delícia, fácil de tomar tudo hahahah!








domingo, 31 de janeiro de 2016

Geleia de Figo!

Ainda com os figos da casa do meu sogro.
Aproveitei os maduros (os que os passarinhos ainda não comeram), e fiz geleia.



Ingredientes:

* 680g de figos maduros picados (aprox. 7 xícaras bem cheias);
* 680g de açúcar (aprox. 5 xícaras);
* 800ml (aprox.) de água - varia muito, pois tem que acrescentar para cozinhar os figos.




Coloque tudo em uma panela (junto com muita paciência) e deixe cozinhar. Demora muito. Ficou umas 3 horas cozinhando, e não estava desmanchando muito os figos, então na minha falta de paciência acabei jogando tudo no liquidificador e bati com um pouco de água. Levei para cozinhar (essa "papa"), ficou borbulhando, espirrando geleia para todos os lados. E foi mais umas 5 horas cozinhando... É demorou... Mas esse aí foi o resultado.






quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Maionese caseira!

ATENÇÃO!!! Uso gema crua, como disse outra vez, quem não consome ovo cru em hipótese alguma.... sinto muito hehe! Mas eu como e nunca tive problema ;)




Ingredientes:

* 1 gema cozida;
* 1 gema crua;
* óleo (usei o de girassol);
* vinagre se desejar;
* leite (se desejar, para deixar mais líquida);
* sal à gosto.

Misture com um fuet ou com um garfo as gemas. Misture bem e vá adicionando aos poucos o óleo, até chegar na quantidade e consistência desejada. Nessa receita usei aprox. 3 colheres (sopa) de leite, para deixar mais líquida, pois tinha ficado bem firme, e eu gosto dela mais "molhadinha". Se desejar adicione temperos, alho, pimenta, vinagre, limão. Use no que quiser, é bem saborosa :)
Usei no Salpicão e com a Polenta!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Salpicão Gostosão!

Esse salpicão é tradicional na casa da minha mãe. Minha irmã que sempre faz. mas esse ano ela não fez, e eu com muita vontade, implorei para ela vir na minha casa para fazermos juntas e matar a vontade.
Esse vai frutas!!! Pois lá em casa adoramos a mistura agridoce.




Ingredientes:

* 1/2 peito de frango limpo, cozido e desfiado;
* 1/2 cenoura ralada;
* 1 maçã verde picadinha;
* 2 rodelas de abacaxi picado;
* 3 colheres (sopa) de uva passa;
* 1/2 lata de milho verde;
* 1/2 cebola picada;
* 500g de maionese (fiz caseira);
* sal à gosto.

Só misturar tudo (que dificuldade né hahaha). Servir bem gelado com batata palha na hora.



                                                 ahhh, a maionese caseira, como é bom...



                                            Fica bem molhadinho por causa do abacaxi!


                                     E quem gostar e quiser, que tal rechear canudinhos???


sábado, 23 de janeiro de 2016

Frango com creme de milho!

Mais uma receita fácil e super rápida.
Coloca no forno e só cuidar, sem dificuldades.



Ingredientes:

* 1 peito de frango limpo, sem osso e cortado em tirinhas;
* 1 copo de requeijão;
* 1 caixinha de creme de leite;
* 1 lata de milho verde (com água e tudo);
* creme de cebola à gosto;
* 1 dente de alho; (à gosto)
* salsinha e cebolinha (à gosto).

Corte o frango em tirinhas e tempere à gosto. Cuidado com o sal, pois o creme já é salgado. Bata o requeijão, creme de leite, milho, temperos, tudo no liquidificador. Verifique o sal. Distribua o frango em um refratário, um ao lado do outro (para facilitar o cozimento), jogue o creme por cima e leve ao forno pré aquecido à 220ºC por aproximadamente 30 minutos. Sirva com um arroz fresquinho e temperadinho e uma salada de sua preferência. Hoje foi com rúcula e morangos.