domingo, 20 de março de 2016

Brownie equinóceo de outono!

Estávamos eu e marido na casa do sogrão sexta-feira (18/03/16), onde ouvimos na previsão do tempo o tal de equinóceo de outono, onde discutimos o que era e ainda brincamos que isso cai em prova de vestibular e nem sabemos do que se trata. E hoje coincidentemente, resolvi fazer um brownie, e foi exatamente no horário da passagem do equinóceo de outono aqui no hemisfério sul. Para melhor entendimento do que se trata equinóceo sugiro uma breve leitura aqui. Por essa coincidência decidi nomear o brownie assim.
Baseie-me no livro que ganhei de presente do meu primo! Fabulosos bolos espetaculares para todas as ocasiões, da editora Alaude.









Receita:

* 70g de morango desidratado;
* 45g de castanha do pará;
* 250g de manteiga sem sal;
* 500g de chocolate meio amargo; 
* 3 ovos;
* 375g de farinha de trigo;
* 220g de açúcar mascavo.
para o ganache de chocolate branco:
* 270g de chocolate branco;
* 70g de creme deleite fresco.
para o "chantilly"
* 3 colheres (sopa) de creme de leite fresco - nata
* 1 colher (chá) de açúcar de confeiteiro;
* 1/2 fava de baunilha.



Para o ganache: derreta em banho-maria ou no microondas o chocolate (potência 70% de 30 em 30 segundos para não queimar o chocolate). Adicione o creme de leite e misture bem até ficar homogêneo e reserve.
Para o brownie: Em uma panela, derreta a manteiga e já adicione o chocolate meio amargo. Deixe derreter, e misture bem. Peneire o açúcar mascavo e adicione. Deixe esfriar um pouco e adicione os ovos. Misture bem, adicione a farinha, os morangos desidratados picados e as castanhas. Espalhe a massa em uma forma quadrada. Usei uma de 25x25cm. Coloque colheradas de ganache branco e "afunde" com o dedo na massa. Leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC. Assei por 50 minutos. No livro pedia para assar a 160ºC por 1 hora e 10 minutos. acho que eu devia ter tirado um pouquinho antes ainda....

Para o "chantilly" só bater com um fuet o creme de leite, baunilha e açúcar até o ponto desejado. 

O resultado foi esse minha gente! Acho que o chantilly (nata) combina super bem pra "quebrar" um pouco do doce.











Nenhum comentário:

Postar um comentário