quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Figo em calda!

Hoje trago uma receita bem tradicional, e acredito que como muitos, com história na família, na infância...
Esses figos que usei, mais uma vez foi da casa do meu sogro, naquela mini "chácara" (eu que chamo assim), de chácara não tem nada, é apenas um terreno daqueles mais antigos, bem espaçosos, mas um lugar tranquilo e cheio de passarinhos. Ele ama a terra e o que ela nos oferece. Tem um pouco de tudo lá... Temperinhos, Pessegueiro (que já fiz geléia aqui), pitangueira, que a filha dele minha cunhadona, ajudou ele a plantar quando era pequenina, caquizeiro, jabuticabeira, alface sem agrotóxico, até uma parreira de uva, que este ano, apenas os passarinhos que saborearam alguns cachos de uva que deu.... por aí vai, tem muitas coisas que não vou lembrar e nem conseguir colocar aqui....



Mas vamos aos figos. Na minha família, minha mãe conta que quem amava e fazia figo em calda era meu vô, o seu Chico! Cara sorridente, contador de causos, e era doceiro, amava doce de abóbora (aqueles de "tijolinhos"), mas com a diabetes, infelizmente ele teve que parar de comer. Minha vó fazia as vezes com açúcar diet, mas como sabemos não é a mesma coisa. Mas voltando aos figos em calda, minha mãe disse que o melhor figo em calda que ela comeu na vida era esse do vô, que infelizmente nunca tive a oportunidade de comer. Hoje tento fazer uma receita, para poder aproveitar esse fruto precioso, colhido no pé, sem agrotóxico nenhum, que hoje em dia isso conta muito, pois não sabemos da procedência das coisas que consumimos. Então hoje dedico a receita a esse meu avô, grande seu Chico! Teimoso sempre, mas sorridente muito mais. Batalhador, trabalhador, sempre positivo mesmo com algumas "trapacinhas" da vida. Era um grande passeador, que hoje passeia por aí, no céu, no universo, aqui, ali, perto de todos nós! Sei que mesmo que estivesse aqui, você só ia poder comer um pedacinho pra provar, e sei que ia falar que gostou, só para agradar a neta aqui... Saudades imensas... mas essa aqui é só para você. Claro que para minha mãe também né, afinal ela que me ensinou gostar dessa maravilha, e só ela que tem a lembrança do sabor do figo em calda do vô.



Receita:

* 395g de figos verdes;
* 350g de açúcar cristal (ou 2 xícaras aprox.)
* água (necessário para cobrir).
* 1 colher (chá) de bicarbonato.

Peguei poucos figos pois não sabia se daria certo, e não queria desperdiçar. Lave bem os figos e tire o talinho. Faça um corte em "x" na "bundinha" do figo. (não sei o porque desse "x" no fundo, mas fiz pois tinha visto em várias receitas, mas da próxima vez tentarei fazer sem esse corte, pois achei que deixou o figo meio "molengudo", não figou um formato perfeito.




              Coloque-os em uma panela com água (até cobrir) deixe ferver por 10 minutos.




Escorra a água.  Encha novamente a panela com água até cobrir, e coloque 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio, e deixe ferver novamente por 15 minutos. Escorra a água e lave bem os figos. Agora novamente, coloque água até cobrir e o açúcar. Deixe ferver até engrossar e cozinhar os figos, aproximadamente 40 minutos. Se achar necessário acrescente mais água, caso não tenha cozido ou engrossado demais a calda. Prontinho! Figo em calda muito mais gostoso do que enlatado. Fora o cheirinho maravilhoso que invade a casa toda!










Nenhum comentário:

Postar um comentário