sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Musse de Chocolate sem creme de leite.... Com história de criança....

Receita mais fácil que essa impossível! Não tem desculpa nenhuma para não fazer, é mole mole....
É fácil, sem creme de leite, porémmm... com ovos crus! Quem não consome ovos crus daí não rola...
Eu nunca tive problema, não me importo de consumi-los crus. Desde pequena pedia para minha mãe fritar ovo e deixar a gema "molinha" pra poder molhar o pão! Hummmm que delícia! Ela sempre acertava, fazia do jeito que eu amava! Então desde pequena nunca passei mal, comia maionese caseira (hum maionese caseira, tudo isso vai me dando uma saudade da comida de minha mãe).... e por ai vai....
E nessa história de desde pequena.... fazia um tempo que eu perguntava pra minha mãe de um livrinho de receitas da Lacta, que nem sei onde ela ganhou (acho que antigamente vinha receitas em alguns produtos que comprava) que eu e minha irmã ficávamos folheando e "babando" em cima dele... Tantas coisas apetitosas, com muito chocolate, que toda criança sonha...Mas minha mãe nunca fez uma receita sequer, não tinha condições... Enfim, o tempo passou, mas eu e minha irmã tínhamos as sobremesas em nossas cabeças, lembrávamos daqueles doces encantadores. Eu perguntava constantemente deste livro, mas ela não lembrava onde estava, até desconfiava que podia ter perdido em uma das tantas mudanças de casa que fizemos.... Até que agora em dezembro de 2015, nas faxinas de fim de ano de minha mãe, eu estava na casa dela foleando os papéis antigos, recordações de crianças, cartinhas, até que em umas das mexidas em caixas velhas, minha mãe: - GI! O LIVRO QUE VOCÊ QUERIA!!!!!
Nossa que emoção! Veio tanta recordação boa em minha memória... Eu e minha irmã voltamos a ser aquelas menininhas e folheamos novamente as receitas, lembrando das que mais tínhamos vontade e planejando qual receita fazer primeiro....




E hoje foi o dia de uma delas. Minha irmã não está aqui, mas meu marido disse que estava com vontade de comer doce (e eu sempre tenho também, claro), mas estou em dia de faxina por aqui, mas queria fazer algo doce, mas no meio da faxina, tinha que ser algo rápido... Daí lembrei do livro e achei a receita de musse de chocolate! Muito fácil! Decidi testar... então vai lá:

Receita original:

* 4 ovos:
* 2 colheres (sopa) de açúcar;
* 200g de chocolate meio amargo.

Adicionei:

* 25ml de Jack Daniel's Honey;
* 1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha.


Preparo:

Bata as claras em neve com o açúcar e reserve. Derreta o chocolate (em banho maria ou no microondas). Bata as gemas, e adicione o chocolate derretido (que deve estar morno/frio) aos poucos. Se for adicionar alguma bebida, essência, o momento é agora. Após bem misturado, incorpore as claras em neve delicadamente, para que não perca o ar das claras. Pronto! Distribua em forminhas individuais ou em um refratário maior. Leve à geladeira por pelo menos 5 horas (até que fique firme).
Use a criatividade, use sabores, essências que gosta! Raspas de laranja super combinam!
Vai dizer que não é ultra fácil? Bora fazer?



Eu tinha aqui um chantilly (daqueles hidrogenados - eu sei, é ruim, mas queria enfeitar), Nibs da callebaut (para dar um "croc") e cerejinha em calda só pra dar uma cor!
Isso é só pra tirar foto, não precisa de tudo isso, o musse fica uma delícia somente ele! Corre fazer, sugestão pro fim de semana ; )





Nenhum comentário:

Postar um comentário